Essa postagem não possui cunho matemático, é apenas um desabafo de um professor de Matemática com mais de 14 anos de docência na rede pública do Estado de São Paulo.
"Em diversas ocasiões praticamos a leitura de textos bonitos e bem elaborados, onde pensadores pregam uma educação dos sonhos. Nestes textos, em sua maioria quase totalidade, sempre temos alunos maravilhosos e críticos, professores satisfeitos e realizados com a docência. Não há problemas de defasagem de conteúdo por parte dos alunos, todos são atuantes em seu processo educacional e cada um deles sabem muito bem o que fazem na escola. Utopia? Sim, isso é uma utopia total!
Será que algum desses pensadores estão dentro de uma sala de aula, atuando diariamente com estes "brilhantes alunos" que eles mesmos descrevem em suas (fábulas) perfeitas?
É óbvio que não!!! A realidade é muito diferente disso.
Ao me deparar com tantos problemas que venho enfrentando ao ministrar aulas diariamente, resolvi procurar algo que me desse um norte. Algo que me fizesse querer ter motivos para continuar lecionando, mas sinceramente, há muito tempo não vejo mais um motivo plausível para continuar na docência, exceto pelo fato de ganhar minha vida fazendo isso. Sim, sou um professor! E não sou "qualquer professor"...sei muito bem do meu papel na sociedade, e muito mais ainda dentro de uma sala de aula. Sou competente, atuante perante meus alunos e domino a linguagem da área em que atuo. Pena que não posso dizer isso de todos os colegas de profissão. Isso é fato!
Com base nisso, estava lendo este texto abaixo que fala sobre educação. E é com base nele que expus a minha visão sobre a atual realidade da Educação nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo. Não posso escrever com propriedade sobre todas as escolas, mas como trabalho na Rede Estadual e participo do dia-a-dia de uma, creio que tenho propriedade para colocar aqui minha visão atual sobre a concepção de EDUCAÇÃO."
Texto: O relacionamento entre aluno e professor é muito importante na formação do aluno. O professor é aquele que dedica tempo para transmitir a seus alunos o saber, mas não deve ficar restrito somente na ação de ensinar, o ato de ensinar vai muito além do giz e das provas bimestrais.
Prof. Fábio: " Realmente o relacionamento professor-aluno é muito importante no processo ensino-aprendizagem, porém não podemos ficar presos somente a isso para que este processo avance e funcione de maneira eficaz e efetiva. É de extrema importância que os alunos (principais envolvidos no processo) tenham a consciência e a vontade de querer aprender e evoluir. Se o aluno não quiser aprender, não há nada que digamos ou que façamos para que o faça construir conhecimento baseado nas aulas. Muitas vezes, eles estão com seus fones de ouvido "plugados" na orelha por debaixo de suas tocas, de seu capuz ou dos longos cabelos, pensando que estão escondendo assim dos olhos do professor."
Texto: O desenvolvimento escolar do aluno depende em partes da motivação, da atenção e da empatia que o professor tem para com seus alunos. Se o professor é tradicional e fica preso só nas matérias, nos trabalhos e não oferece uma maneira interessante que seja capaz de despertar o interesse desses alunos, consequentemente estes que já vão para a escola como uma obrigação, não irão aprender, e não sentiram vontade de estudar.
Prof. Fábio: "Penso que, o aluno só ira aprender se tiver empatia pelo professor? Desculpe, mas não concordo com tal afirmação. O aluno vai para a escola para aprender, independente de gostar ou não do professor! O professor (pessoa física) não está em sala de aula para ser querido, idolatrado ou adorado por nenhum aluno. Ele está em sala de aula para compartilhar conhecimentos adquiridos com aqueles que estão em processo de formação, e que necessitam de auxílio."
Texto: O professor deve ter didática e saber selecionar e organizar a aula de forma que atraia a atenção dos alunos e consiga com sucesso demonstrar os conteúdos das matérias de forma clara e objetiva. Segundo GADOTTI (1999: 2), o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida.
Prof. Fábio: "Concordo plenamente que o professor deve ter didática na hora de expor seus conhecimentos para uma classe, porém os alunos dever ter a EDUCAÇÃO para prestar atenção e fazer seus questionamentos no momento oportuno. Estabelecendo dessa forma um contrato educacional, obedecendo regras, estabelecendo normas e objetivos a serem alcançados."
Texto: A partir do momento em que o aluno se sente capacitado e motivado em sala de aula para refletir e expor suas idéias, o aprendizado é maior, pois o aluno não recebe a matéria pronta, ele é convidado a descobrir junto com o professor a solução de determinados problemas. E o professor quando deixa de assumir a posição de detentor do saber e passa a ouvir e compreender o pensamento de seus alunos, a aula se torna diferente e com a participação de todos.
Prof. Fábio: "Participação de todos? Quando isso de fato acontece? Muitas vezes os alunos estão mais preocupado em ver o sms que o amigo enviou, entrar nas redes sociais para ver o que está acontecendo com a vida do alheio, ou simplesmente colocar seus fones de ouvido e ouvir a nova música daquele cantor que acabou de ser lançada na mídia. Sim, e o professor ainda deve estimular os alunos a se interessarem pelas aulas e pelos temas discutidos? Desculpe, mas creio que uma aula de Geometria Analítica é muito mais desinteressante do que um jogo de vídeo game, ou do que ouvir uma música, ou do que simplesmente navegar na redes sociais".
Texto: Embora, podemos nos deparar com uma realidade não tão simples assim, quando falamos em aulas mais atrativas e com conteúdos simples, não podemos ignorar que a realidade do aluno não é tão fácil como parece.
Prof. Fábio: " E a realidade do professor? Será que é diferente da realidade do aluno? O que o professor pensa ao preparar uma aula para expor aos seus alunos e quando chega em sala de aula, quando ele quer expor tudo o que preparou o aluno simplesmente não está ligando para o que ele está falando? Seria isso falta de respeito para com o professor? Falta de orientação familiar para com o aluno? Falta de comprometimento do aluno? Ou seria simplesmente reflexo de um sistema educacional falido e arcaico, onde os alunos fingem que aprendem o que o professor ensina? "
Texto: Essa forma de ensino é válida e muito proveitosa, mas infelizmente nossos alunos hoje vêm muitas vezes de uma família desestruturada, sem muita disciplina e organização. Dessa forma, fica difícil para o professor lecionar diante de alunos desinteressados, sem educação e sem apoio familiar e afetivo. Sendo assim, a expectativa do desenvolvimento do aprendizado não evolui e nos deparamos com professores desmotivados, pois não conseguem com sucesso transmitir conhecimento a seus alunos.
Prof. Fábio: "Transmitir com sucesso o conhecimento a seus alunos! Creio que há um grande engano nessa frase, pois os professores não transmitem conhecimento, apenas compartilham informações para que os alunos (se for de seu interesse) adquiram algum conhecimento. Até quando os professores serão penalizados pela falta de comprometimento dos alunos e de seus familiares? Salas super lotadas repleta de alunos com defasagem de conteúdo e conceitos gritantes, muitas vezes semi-letrados ou com grandes problemas de assimilação e concentração. E o professor ainda é culpado por tudo isso? Ou será que o processo de educação atual está deixando estes alunos cada vez mais acomodados e sem perspectivas?
Para o bom aprendizado deve-se levar em conta não só o professor e o aluno, mas também toda uma sociedade. O aluno se dirige a escola para aprender e junto leva toda uma bagagem de conhecimento adquirida na família, com os amigos, com o meio que ele convive. Para que tudo flua de forma coerente, deve-se trabalhar todas essas relações, é um erro grave ignorar a história do aluno e fingir que ali vai ser diferente. Para mudar essa triste realidade é necessário conhecer o passado e saber onde está o erro, para a partir daí começar um real processo de aprendizado, tudo caminhando em conjunto, não somente professor-aluno e por mais difícil que possa parecer a família deve estar envolvida nesse processo. Só a assim a educação terá progresso.
Prof. Fábio: "Por mais que trabalhemos (todas) essas relações, o professor sempre será penalizado e culpado pelo não aprendizado dos alunos, pela falta de comprometimento dos alunos com a sua própria instrução e educação. Desde que se implantou a tal da "progressão continuada" nas escolas públicas, deu-se início ao fim do sistema de educação. Sim, a educação está em colapso total, e tende a perecer muito antes do que imaginamos. Vemos cada vez mais alunos desinteressados e alienados, sem perspectivas e muito menos críticos do que se espera. Mas parte disso, devemos a falta de acompanhamento familiar. Sim, os pais ou responsáveis incumbiram aos professores a função de EDUCAR, sendo que esta deveria vir de casa. Ter pais conscientes e atuantes na vida escolar do filho, que lhes dê bons modos, princípios éticos, morais e civis.
A escola se tornou um "depósito" onde muitos pais colocam seus filhos lá e nem procuram saber o que está acontecendo.
Seria isso o reflexo de uma sociedade alienada e de valores deturpados? Ou seria apenas a ânsia do querer sempre TER mais ,do que SER sempre mais! Creio que um dos graves problemas dos alunos de hoje em dia, é que muitos deles não sabem ouvir a palavra NÃO. Estão tão acostumados a ter "recompensas" por suas feitorias (que na realidade deveriam ser feitas por mera obrigação enquanto pessoa, cidadão e aluno) que ao se deparar com um NÃO de um professor, se sentem ofendidos e se acham no direito de reivindicar pelos seus direitos. Mas espere aí, direitos? Por um acaso estes mesmos alunos sabem quais são seus deveres e obrigações?
Creio que não!!! Quisera eu me mudar para Passárgada, onde tudo é maravilhoso, o sistemas de ensino funciona, os alunos são críticos e possuem uma sede infinita por querer saber sempre mais! Mas não, vivo no mundo real...onde possuo alunos cada vez mais alienados, vindo de famílias que pouco se importam com sua vida escolar, e que não estão interessados em participar do processo de aprendizagem.
E assim caminha essa nova humanidade. Para onde? Desculpe, não tenho todas as ferramentas para poder responder a essa pergunta com exatidão...mas tenho certeza de que estamos rumando para um colapso total da educação brasileira."
TEXTO DE ELAINE APARECIDA DA SILVA
http://www.webartigos.com/artigos/o-processo-de-ensino-e-a-realidade-do-aluno/23574/
Prof. Fábio Luiz
A escola se tornou um "depósito" onde muitos pais colocam seus filhos lá e nem procuram saber o que está acontecendo.
Seria isso o reflexo de uma sociedade alienada e de valores deturpados? Ou seria apenas a ânsia do querer sempre TER mais ,do que SER sempre mais! Creio que um dos graves problemas dos alunos de hoje em dia, é que muitos deles não sabem ouvir a palavra NÃO. Estão tão acostumados a ter "recompensas" por suas feitorias (que na realidade deveriam ser feitas por mera obrigação enquanto pessoa, cidadão e aluno) que ao se deparar com um NÃO de um professor, se sentem ofendidos e se acham no direito de reivindicar pelos seus direitos. Mas espere aí, direitos? Por um acaso estes mesmos alunos sabem quais são seus deveres e obrigações?
Creio que não!!! Quisera eu me mudar para Passárgada, onde tudo é maravilhoso, o sistemas de ensino funciona, os alunos são críticos e possuem uma sede infinita por querer saber sempre mais! Mas não, vivo no mundo real...onde possuo alunos cada vez mais alienados, vindo de famílias que pouco se importam com sua vida escolar, e que não estão interessados em participar do processo de aprendizagem.
E assim caminha essa nova humanidade. Para onde? Desculpe, não tenho todas as ferramentas para poder responder a essa pergunta com exatidão...mas tenho certeza de que estamos rumando para um colapso total da educação brasileira."
TEXTO DE ELAINE APARECIDA DA SILVA
http://www.webartigos.com/artigos/o-processo-de-ensino-e-a-realidade-do-aluno/23574/
Prof. Fábio Luiz
É um ótimo desabafo!!!
ResponderExcluirDá até uma angústia, quando penso no cenário da educação brasileira!
Mas por isso decidi fazer minha parte. E Fábio você faz sua parte também, e muito bem, a culpa apesar de sempre ser do professor, não é sua... mas pensa nem tudo é ruim, você teve um monte de alunos que não são alienados, discutem, PENSAM!
Nossa esse foi um opnião bem feroz contra educação
ResponderExcluirpena que não são todos que pensam assim, estamos em uma sociedade laica e alienada,Sabemos todos que os alunos não estão nem ai mesmo com o que é educação e nem sabem seus deveres e obrigações dentro de sala de aula para com o professor, querem só diversão vivem em um mundo de tecnologia absoluta que dominou a mente deles nem querem saber de ler livros ou então assistir filmes que sejam interessantes e venha ensinar algo, não pesquisam nada para evoluir seus conhecimentos, querem só saber de internet e comodação.
Agora vamos imaginar se o Brasil já está em decadência hoje imaginem todos no futuro, aliás será que esses jovens teram um futuro?
Enfim precisamos nos dedicar a educação e desencadear interesse no alunos buscando acabar com os problemas que venham ter daqui pra frente se persistirem nesse país sem educação, só assim o Brasil vai se desenvolver moralmente, educacionamente e criar um brasil crítico e defensor do ambiente em que vive, um pais sem educação nunca será um pais.
Querida Amanda e Bruninha, realmente eu sei que já tive e que tenho alunos pensantes, atuantes e críticos. Porém o que mais me preocupa atualmente é me ver e atuar neste cenário de total involução intelectual e educacional. Por mais que faça minha parte, sinto que muitas vezes não atinjo os objetivos almejados. Professor é dom, muitos tentam e poucos conseguem! Porém, o mais preocupante é que OS BONS estão abandonando a docência pois não se satisfazem mais com o ato de ensinar em escolas públicas.
ResponderExcluirO que será do futuro da educação? Por isso volto a dizer, vamos todos para Passárgada, lá tudo é lindo e perfeito! Alunos são comprometidos com sua educação, buscam sempre ascensão intelectual e são críticos ao extremo. Fantasia ou realidade? Eis a questão!